quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PROJETO DESPERTAR: Formação de Juventude



1.      Introdução

O PELEJANDO
O Pelejando, apesar de ter como data de fundação o ano 2000 - devido ao primeiro evento realizado (Festa da Primavera), pode-se afirmar que suas raízes estendem-se ao ano de 1995, quando um grupo de jovens iniciaram a formação da Pastoral da Juventude Rural (PJR), isso inspirou a formação de vários outros grupos na forania de Muriaé-MG.
O trabalho foi criando forma, talentos foram surgindo, revelações de líderes, mas junto com esse trigo estava presente o joio, que mais tarde sufocaria o trabalho pejoteiro: apagaram o foco do incêndio, as labaredas; mas esqueceram das brasas que receberam alento em outra direção. Um novo sopro de vida, e nascia o Pelejando.
Somos pequenos, mas por menor que seja a projeção de nossas obras, nunca nos deixamos ser manipulados e colocados no cabresto, como tantos.
Como diz Cazuza: "a liberdade vigiada, não é liberdade, é a prisão da ditadura".
Antes, ainda, existia em nós, o sonho político-partidário, mas, tivemos frustrações desanimadoras. Companheiros nos deixaram, o que não impediu que se erguesse a bandeira e o sonho de fazer a diferença que inclui e não a luta da igualdade que exclui.
A partir de 2003, um novo rumo tomamos. Foi o caminho da CULTURA, através do teatro, principalmente. Cursos, parcerias, oficinas, formação de grupos e várias produções.
Hoje, alguns projetos circulam fixos em nossa meta e agenda: Projeto Via Sacra de rua; Festa do Café (na quinta edição);  Semana da Cultura; e Projeto Despertar (formação para jovens).
Agregados a esses eventos, estão o esporte - atletismo, bicicross, futebol (adulto, feminino e infantil) - música, lazer, diversão, resgate da cultura regional, confraternizações, religiosidade, oficinas de teatro e muitas parcerias.
Sonhadores de uma arte improvisada no dia-a-dia de ações voluntárias com o objetivo de proporcionar a outros a alegria, a paz, a solidariedade, a cultura das minorias.
Com um jeito simples; às vezes matuto, às vezes complexo; às vezes culto, às vezes vulgar; às vezes simpático, às vezes polêmico; mas com um único propósito, o de trazer arte à vida e vida à arte. Daí nosso lema: "A arte a serviço da vida".
Sonhamos juntos. Compartilhamos os sonhos individuais.
Em tempos pós-modernos, queremos fazer a diferença que inclui. Apostamos na cultura como caminho para a humanidade.
Não visamos o lucro material, mas o crescimento espiritual. Acreditamos que "dividir o que temos e o que somos é aproximar-se de Deus". Esta é nossa espiritualidade; nossa mística.

MOTIVAÇÃO PARA O PROJETO DESPERTAR
O trabalho com a juventude está no berço do Pelejando, assim como educação, cultura e espiritualidade. Ao identificar a carência de formação entre os jovens de nossa região –  agravando o uso da violência, o crescimento do vício, a desintegração familiar e social, a prostituição, o preconceito, a aversão ao religioso, o despreparo profissional, além da ausência de lideranças jovens nos diversos campos sociais – o Pelejando resolveu abraçar a causa, com o objetivo de DESPERTAR os jovens para a formação individual, familiar, social, espiritual e profissional. Destarte, nasceu este projeto de formação integral.




2.      Apresentação Geral:
 Nome: DESPERTAR
Lema: “A caminho da fonte de água viva” (Cf. Jo 4)
Logotipo:
CRUZ VERMELHA = missão, mística, espiritualidade, dificuldades
ÁGUA AZUL = água da vida, fonte de luz, fonte de força, fonte de vida
CAMINHO VERDE = caminho de esperança que vai até a fonte e que também parte da fonte numa missão cíclica de DESPERTAR.
Duração: 2010 a 2014
Destinatários: Jovens de 14 a 20 anos
Participantes da primeira etapa: Aproximadamente 60 jovens
Objetivo Geral: Formação e Capacitação de lideranças Jovens.
Objetivos Específicos: Despertar em cada jovem participante o interesse pela formação integral do ser humano; oferecer aos jovens instrumentais que os qualifiquem como pessoa e como profissional; formar jovens capazes de organizar a própria vida e de liderar na vida familiar, na vida social, no trabalho e na vida espiritual; formar jovens capazes de ir à fonte de água viva e construir caminhos de vida.

Períodos:
Ø     1ª Etapa: 2010 – Formação Pessoal
Personalidade, Afetividade/sexualidade, criatividade, expressividade e espiritualidade.
Ø     2ª Etapa: 2011 – Formação Familiar
Família, ética, educação, conflito de gerações, conduta, bioética
Ø     3ª Etapa: 2012 – Formação Social
Sociedade, coletividade, conflitos sociais (política, economia, violência, drogas), comunidade, ethos mundial, comensalidade, ecologia
Ø     4ª Etapa: 2013 – Formação Profissional
Trabalho, emprego, mudanças tecnológicas, capacitação técnica, cursos profissionalizantes, administração, empreendorismo, marketing
Ø     5ª Etapa: 2014 – Formação Missionária
Construção do Reino de Deus, um novo mundo possível, liderança (vida, família, sociedade, igreja, trabalho)


Módulos:
ü     1º Módulo: Encontro anual
Duração de 3 dias
Formato dinâmico
Assessoria capacitada (conteúdo e metodologia)
ü     2º Módulo: Acompanhamento e Articulação
Promoção da temática do período correspondente através de encontros, retiros, palestras, passeios, eventos culturais, esportivos, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário